Roteiro dia a dia

VIAGEM DE ENCONTRO E RECONHECIMENTO

 TURQUIA, GRÉCIA E ISRAEL

 

 

1º Dia Brasília / Tel Aviv (11/05)

Saída do aeroporto de Brasília conforme o horário marcado, para embarque com destino a Tel Aviv fazendo conexão em São Paulo.

2º DiaIstambul / Tel Aviv (12/05)

Conexão em Istambul para Tel Aviv.

3º Dia Jerusalém (13/05)

Ao chegarmos em Tel Aviv, após trâmites de imigração, seguiremos para a cidade de Jerusalém. Chegaremos ao hotel onde nos hospedaremos e descansaremos até meio dia. Sairemos em direção à Porta dos Leões, por onde entraremos na Cidade Antiga e visitaremos a Igreja de Santa Ana, local onde se acredita que nasceu Nossa Senhora. Veremos também a Piscina Probática de Betesda. Seguiremos então pela Via Dolorosa, desde a Capela da Flagelação até a Igreja do Santo Sepulcro.  Visitaremos o Monte Sião, onde se encontra o Cenáculo, local da Última Ceia; o túmulo do Rei Davi e a igreja da Dormição de Nossa Senhora, e São Pedro em Galicantu. No fim do dia, visita ao Museu Amigos de Sião. Retorno ao hotel e descanso.

4º Dia - Jerusalém (14/05)

Após café da manhã, visita à Esplanada. Em seguida, percorreremos os passos de Jesus no Domingo de Ramos, descendo o Monte das Oliveiras, de onde teremos vista panorâmica da cidade. Conheceremos o local da Ascensão, a Igreja do Pater Noster (Pai Nosso), a Igreja Dominus Flevit e o Jardim de Getsêmani, onde está a Basílica da Agonia. Depois iremos para a cidade natal de São João Batista, Ein Karen, onde Isabel e Zacarias moravam e receberam a visita de Maria. Encerraremos nosso dia visitando o Museu do Holocausto.  Retornaremos ao hotel para jantar e pernoite.

5º DiaJerusalém (15/05)

Após o café da manhã, o grupo visitará a Cidade de Davi. Então seguirá pelos túneis de Ezequias e chegará a Siloé. À tarde, visitaremos a cidade de Belém. Lá conheceremos a Basílica da Natividade e a Igreja de Santa Helena, onde está outra gruta, na qual São Jerônimo traduziu a Bíblia para o latim. À noite, o grupo assistirá a um show de luzes na Torre de Davi, e logo após iremos ao hotel para descanso e jantar.

6º Dia Jerusalém/Jericó/ Nazaré (16/05)

Após o café da manhã, saída para visitarmos a cidade mais antiga do mundo, Jericó, e o Monte das Tentações.   Teremos um tempo muito especial de meditação no deserto e prosseguiremos viagem para conhecermos o Mar Morto, onde teremos  tempo de banho. No final do dia, seguimos viagem para conhecermos o Monte Tabor, lugar da transfiguração de Jesus. Chegada em Nazaré, hospedagem e jantar.

 

7º Dia Nazaré / Galiléia (17/05)

Após café da manhã, saída para a Galiléia. Em Cafarnaum, visita às ruínas da casa de Pedro e antiga sinagoga onde Jesus pregou. Seguiremos ao Monte das Bem-aventuranças e depois para Tabga, lugar da multiplicação dos pães e peixes. Após o almoço, iremos para o rio Jordão, onde renovaremos nossas promessas do batismo. No final do dia, realizaremos um fantástico passeio de barco pelo Mar da Galiléia. Retorno ao  hotel e jantar.

8º Dia Tel Aviv / Istambul (18/05)

Após o café da manhã, visitaremos a Basílica da Anunciação e as ruínas da carpintaria de São José. Seguiremos para Caná da Galiléia, lugar onde Jesus transformou a água em vinho.  À tarde, em horário determinado, saída para o aeroporto internacional de Tel Aviv, para embarque com destino a Istambul.

9º Dia Istambul /Adana (19/05)

Após o café da manhã, o grupo sairá para visita ao Hipódromo Romano, Mesquita Azul e Basílica de Santa Sofia. À tarde, haverá um passeio de barco pelo estreito de Bósforo e no final do dia, o grupo terá tempo livre no Grande Bazar. À noite, embarque para Adana. Hospedagem e descanso.

10º Dia Adana / Tarsus (20/05)

Após café da manhã, saída para visitar as ruínas da cidade natal de São Paulo. À tarde, viagem para Capadócia. No caminho, visitaremos o Mosteiro de Gumuster, situado na cidade de Nidge (onde se encontra o único afresco do mundo com Nossa Senhora sorrindo). Continuaremos viagem até a região da Capadócia, onde o grupo se hospedará e jantará.

11º Dia Tarsus / Capadócia (21/05)

Após o café da manhã, o grupo terá o dia dedicado a uma das mais belas regiões da Turquia, formada por séculos de erosão da terra e novas sedimentações causadas por ventos, sol, chuva e neve. Visitaremos o Castelo de Uchisar e o Vale de Goreme (o famoso museu a céu aberto, com igrejas nas rochas, que apresentam pinturas religiosas de parábolas bíblicas e da famosa Santa Ceia). Logo após, retornaremos ao hotel onde jantaremos e  nos hospedaremos.

*Opcional: na primeira parte da manhã, o grupo poderá optar pelo passeio típico de balão, atividade peculiar da região que permite a melhor visão de toda a Capadócia.

12º Dia – Capadócia / Konya / Pamukkale (22/05)

Após o café da manhã, o grupo partirá em direção a Konya (a antiga e famosa capital do império Seljuk, de onde surgem inúmeros exemplos de arte e arquitetura islâmica). Logo após, visitaremos o prestigioso Mausoléu Mevlana e a Escola Teológica (onde nasceu o ritual único no mundo definido “sema”, dos monges Dervixes Rodopiantes). Seguiremos viagem a Pamukkale, onde o grupo terá hospedagem e jantar.

13º Dia Pamukkale / Éfeso (23/05)

Após o café da manhã, o grupo fará uma visita à antiga cidade de Hierápole (área arqueológica greco-romana com a Necrópole, Basílica e banhos romanos, onde brotam fontes de água quente formando fascinantes piscinas naturais em travertino, criando uma paisagem lunar). Então, o grupo seguirá viagem até a cidade de Kusadasi, próxima às ruínas de Éfeso e à casa de Nossa Senhora. Ao final do dia, o grupo irá para o hotel, onde haverá hospedagem e jantar.

14º Dia – Éfeso (24/05)

Após o café da manhã, o grupo visitará  Éfeso, uma das áreas arqueológicas mais importantes do mundo, capital da Antiga Roma na Ásia e patrimônio da UNESCO. Conheceremos a Biblioteca de Celsius, o Templo de Adriano, a Fonte de Trajano e o Teatro greco-romano. Durante a tarde, visitaremos o retiro espiritual perante a Santa Casa da Virgem Maria, no topo do Monte Koressos. Retorno ao hotel e jantar.

15º Dia – Éfeso – cruzeiro  (Patmos) (25/05)

Após o café da manhã, em horário a ser definido, o grupo embarcará em um cruzeiro (onde se hospedará) com destino às ilhas gregas. No primeiro destino, a Ilha de Patmos, o grupo sairá em uma excursão para a gruta onde São João escreveu o livro do Apocalipse. Logo após, o grupo retornará ao cruzeiro, onde jantará e se hospedará.  Seguiremos navegação em direção à ilha de Creta.

16º Dia – Cruzeiro (Creta – Santorini) (26/05)

Após o café da manhã, visitaremos a ilha de Creta com excursão opcional à área arqueológica de Knossos (sede da civilização do rei Minos). Seguiremos navegação a Santorini, a ilha com a paisagem mais encantadora do mar Egeu (em forma de meia lua, a ilha surgiu após uma erupção vulcânica). Excursão opcional à cidade de Oia, para apreciar o encantador  pôr do sol do Mediterrâneo. Logo após, o grupo retornará ao cruzeiro, onde se hospedará  e jantará. Continuaremos a navegação em direção a Atenas.

 

17º Dia – Atenas / Corinto (27/05)

Após o café da manhã, desembarque em Atenas. Saída em direção a Corinto, onde visitaremos a área arqueológica onde São Paulo escreveu a famosa carta aos Coríntios. Apreciaremos também o canal do estreito de Corinto, obra de engenharia única que colocou em comunicação o mar Egeu com o Canal de Corinto, um visual único no mundo. Retorno a Atenas, hospedagem e jantar.

18º Dia Atenas (28/05)

Após o café manhã, o grupo sairá em um  city tour para conhecer o berço da antiga civilização grega, admirando a cidade moderna com o Parlamento, Estádio Panatenaiko e Arco de Adriano. No período da tarde, visitaremos a colina da Acrópole (símbolo da Grécia), com seus monumentos fantásticos que relembram a glória do império helênico, como o Parthenon, o Erecteion e o Templo de Athena. Logo mais, retornaremos ao hotel onde jantaremos.

19º Dia Atenas / Istambul /Brasil (29/05)

Após o café da manhã, em horário a ser definido, o grupo sairá em traslado para o aeroporto internacional de Atenas, para embarque com destino a Brasília, onde os serviços da Via Brasil se finalizam nesta viagem.

 

SOBRE O PACOTE

 

O PACOTE INCLUI:

 

·         Passagens aéreas, saindo de Brasília, com taxas de embarque inclusas.

·         6 noites em Israel com quarto duplo, incluindo café da manhã e jantar no hotel.

·         7 noites na Turquia com quarto duplo, incluindo café da manhã.

·         2 noites em Atenas com quarto duplo, incluindo café da manhã e jantar.

·         2 noites de cruzeiro, com pensão completa em cabine interna.

·         Guia especializado em  Israel, Turquia e Grécia falando português.

·         Guia da Via Brasil acompanhando e dando assistência durante toda a viagem.

·         Seguro de saúde básico, kit de viagem e gorjetas aos guias e motoristas.

·         Passeios conforme informado no roteiro.

·         Micro-ônibus ou ônibus turístico de luxo com ar condicionado;

·         Taxas portuárias.

  O PACOTE NÃO INCLUI:

·         Multa por excesso de bagagem;

·         Bebidas;

·         Almoços (exceto no cruzeiro);

·         Itens de caráter pessoal, como: lavanderia, telefonemas e passeios opcionais;

·         Despesas com documentação como, por exemplo, passaporte.

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

 

- Para brasileiros é necessário somente o passaporte com validade superior a 6 meses da data da viagem. Para outras nacionalidades, é necessário consultar o consulado dos destinos descritos no roteiro.



VIAGEM DE ENCONTRO E RECONHECIMENTO

Introdução e preparação: Frei Vicente

Acompanhamento e orientação espiritual: Frei Edgar

 

Esta não é uma viagem de peregrinação. Como o próprio nome já diz, trata-se de um convite ao conhecimento e ao encontro com realidades transformadoras. Observando a experiência e os desafios enfrentados por povos milenares do Oriente Médio, meditaremos sobre nossas próprias vidas, o contexto em que vivemos e nosso papel na construção de um mundo mais justo e igual.

 

O roteiro foi cuidadosamente preparado por dois craques: Frei Edgar, frade franciscano, um dos seis comissários da Terra Santa no Brasil; e Frei Vicente, frade franciscano, educador, gestor público, psicanalista, profundo conhecer da história e dos conflitos que marcaram historicamente a região onde nasceram as três principais religiões monoteístas (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo). Nele estão incluídos não só visitas a lugares sagrados, mas também a museus e sítios históricos importantes para ampliar a compreensão dos participantes sobre a história de luta, conflitos, mas também de fé, de construção e de resiliência dos povos fiéis. 

 Antes da partida, em Brasília, encontros preparatórios serão ministrados por Frei Vicente, oportunidade em que ele introduzirá aos viajantes o contexto sócio-econômico e politico da região, preparando-os para o que encontrarão pelo caminho.

 Durante a viagem, guias locais, escolhidos e orientados pelos organizadores, conduzirão o grupo durante todo o roteiro, apresentando os fatos históricos e curiosidades, e esclarecendo dúvidas que surgirem. Meditações diárias serão ministradas pelo orientador espiritual do grupo, Frei Edgar, de forma a despertar a reflexão e estimular os participantes a trazerem o que foi visto para a realidade de suas vidas.

 O objetivo é que, ao fim da viagem, os participantes se sintam bem informados, conscientes e preparados para aplicarem aquilo que vivenciaram no seu dia-a-dia, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor, mais harmônica, livre dos ódios, da ignorância, do extremismo, da corrupção e dos preconceitos, que são a origem de tantos males.

 Participe dessa experiência transformadora e enriquecedora!

 ENCONTROS PREPARATÓRIOS:

Cada viagem contará com cinco encontros preparatórios conduzidos pelo Frei Vicente. Os quatro primeiros encontros acontecerão uma vez por mês, nos quatro meses que antecedem a viagem, e o último na véspera da partida.


Copyright Via Brasil Turismo